Fish

terça-feira, 26 de abril de 2011

"DE ONDE VEM O BICHO DE PÉ"



 Esta é uma informação importante. O Bicho-de-pé é um inseto da ordem siphonaptera, ou seja, é uma pulga e pertence a família dos Tungídeos. O nome científico é Tunga penetrans, mas este nome popular foi dado devido a  preferência que o inseto tem em penetrar no canto das unhas ou entre os dedos do pé, onde a pele é macia e fina. No entanto, pode-se “pegar” o bicho-de-pé em qualquer parte do corpo.
O que muitas pessoas não sabem é que quem parasita o homem (e animais) são apenas as fêmeas. Isso mesmo! As fêmeas assim que são fecundadas precisam se nutrir do nosso sangue para o desenvolvimento dos seus ovos. Por puro instinto, ela salta em direção ao hospedeiro (geralmente, encontram nosso pé, né?). Na primeira oportunidade, ela penetra pela pele e aloja-se no corpo do hospedeiro, a região do abdome fica paralelo à superfície da pele, de maneira que os ovos vão ficando prontos, são expelidos para fora pelo ovopositor que podem chegar a 200 ovos durante este período. Enquanto isso, a mamãe se alimenta do sangue, causando inicialmente uma “coceirinha gostosa”.
No período em que está no nosso corpo, a fêmea pode alcançar o tamanho de uma ervilha (veja imagens) e causar muito incomodo, mas assim que coloca todos os ovos, ela morre e o organismo expele o bicho morto para fora. Mesmo sabendo disso, o ideal é removê-la antes disso. Com uma agulha esterilizada é possível retira-la com facilidade, porém é preciso tomar cuidado para não deixar nenhum pedaço do bicho na pele, o que pode causar infecções. As larvas do bicho-de-pé são de vida livre. Vivem em chão de terra, solos arenosos e praias se alimentando de detritos orgânicos. Ao se tronarem adultos, saem em busca do parceiro para reprodução para reiniciar o ciclo.
O bicho-de-pé não tem nenhuma relação com o bicho-geográfico. Aliás, ele se quer são parentes próximos. O bicho-geográfico são larvas de vermes de cães e gatos que penetram na nossa pele e não conseguem completar o ciclo. Leia sobre eles AQUI.
xD Um adulto de Tunga penetrans.
————————————
:o  Pode acreditar: Durante o tempo que está no hospedeiro a fêmea pode ficar do tamanho de uma ervilha!
—————————————-
:sick:  Ovos de bicho-de-pé!
——————————————–
:(  Um pé infectado: Os pontinhos brancos são os ovos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário