História, processo de fabricação e curiosidades
Foi criado pelo americano Witcom Jadson em 1891. Exibido em 1893 na Exposição Colombiana de Chicago, foi batizado como The 0riginal. A partir desta exposição, o advogado Louis WIalker solicita a seu inventor a construção de uma máquina que possa industrializar a invenção e surge assim a primeira fabrica de zíper, a Universal Fastern. Seu primeiro uso na indústria se deu em malas, porta níqueis e porta fumo. Em 1921, foi finalmente batizado como ZÍPPER pela empresa B. F. Godrich.
Witcom Jadson
Inventou, em 1891, o primeiro protótipo de fecho com ‘dentadura incluída’
Gideon Sundback
Em 1913 melhorou a idéia significativamente.
O zíper entra no mundo da moda em 1935 pelas mãos da estilista Elza Schiaparelli.
Naquele ano, a estilista anuncia ao mundo da moda que seus trajes serão vendidos com este prático fecho.
A massificação do zíper na indústria do vestuário se da com a cadeia de lojas norte americana Sears, que na década de 40, inova o mercado lançando saias justas com este fechamento na lateral.
Catálogo Sears dos anos 40
Um novo avanço acontece com o surgimento dos maiôs drapeados e justos. Este fecho era o único possível. Por este período, eles já estavam tecnologicamente mais sofisticados, com dentes coloridos, acompanhando às cores dos tecidos, podendo ser em metal ou plástico.
A calça LEE fez, na década de 5O, fez a união do z¡per com jeans quando lançou a calça de jeans feminina.
A primeira participação deste utilitário na indústria do vestuário acontece durante a I Guerra Mundial, quando os uniformes dos soldados, norte americanos são confeccionados com zíper nas calças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário