sexta-feira, 20 de maio de 2011

"EXÓTICAS E MAIORES PLANTAS DO MUNDO"FLOR MONSTRO


Flor monstro, a maior flor do mundo
Descoberta em Sumatra em 1818 pelos exploradores ingleses Stamford Raffles e Joseph Arnold, a Rafflesia Arnoldii (em homenagem aos descobridores) desenvolve uma flor de quase um metro de diâmetro que pode pesar mais de 10 quilos. A flor alimenta-se de insetos que ficam presos em uma substância pegajosa produzida por ela.


Flor monstro, a maior flor do mundo
A espécie é natural das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia e recebeu o apelido apropriado de flor-monstro: além do líquido pegajoso, a flor tem uma outra característica peculiar, o de possuir um aroma pestilento (alguns dizem que tem cheio de carne podre) que também serve para atrair insetos e desta forma polinizar-se.
Flor monstro, a maior flor do mundo
Ademais é uma planta parasita que sobrevive retirando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Ela não faz a fotossíntese, não tem folhas, caule ou raiz. O corpo da planta é composto apenas por uma rede de pequenos vasos conectados à planta hospedeira.
Flor monstro, a maior flor do mundo
Sua flor, que pode demorar até um ano para desabrochar, é essencial para a propagação da espécie já que as grandes pétalas possuem muito mais osmóforos, células produtoras de perfume para atrair as moscas que polinizam a flor.
Flor monstro, a maior flor do mundo
O mesmo "perfume" que seduz as moscas afasta qualquer observador. Não é à toa que o fedor de carniça exalado pela Rafflesia tenha lhe rendido outro apelido: lírio-podre.

Floresce no méxico a maior flor do mundo
Um fato insólito aconteceu em Rio Blanco, localizada na região das altas montanhas na zona central do estado de Veracruz - México, ao registrar-se o aparecimento da planta catalogada com a maior flor do mundo, Amorphophallus Titanum, também chamada Flor Cadavérica, que tem a peculiaridade de florescer somente durante três dias a cada 40 anos.

O fato gerou interesse da população, autoridades, ecologistas e pesquisadores, que foram até à colônia Santa Catarina, do município de Rio Blanco, onde a planta, nativa de latitudes asiáticas, nasceu de forma silvestre.

A planta da Flor Cadavérica ou Amorphophallus Tituanum pode atingir até dois metros de altura e peso de 75 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário