Bom, na verdade isso não é um casulo e sim, uma crisálida. A diferença entre crisálida
e casulo, você pode ver clicando AQUI.
Mas vamos ao que interessa: de quem é aquela “linda peça metálica" Vocês não vão acreditar, mas esta crisálida pertence a uma das borboletas mais comuns do Brasil, podendo ser encontrada em todo território nacional. Acredito que se trata de uma borboleta da família Nynphalidae, gênero Mechanitis.
Eu não arriscaria em dizer o nome da espécie, pois este gênero possui cerca de 90 espécies e todas são muito parecidas quando adultas e também enquanto pupa. O ciclo é rápido, demora cerca de um mês entre o ovo (que mede 0,1 cm) e o adulto (6, 5 cm), as lagartas se mantêm juntas até a fase de pré-pupa, numa estratégia de proteção. Suas crisálidas não passam de 2 cm e mais se parecem jóias douradas metálicas.
Os adultos podem viver vários meses, e efetuam postura dos ovos agrupados de cor clara na face superior das plantas alimento. Possuem um vôo baixo e preferem locais próximos a matas e bosques. Alimentam-se do néctar de flores da família Asteracea (algumas medicinais), mas também não dispensam uma refeição numa porção rica em nitrogênio encontrada nas fezes de aves. As Mechanitis são borboletas dóceis e facilmente adaptadas aos borboletários.
Adulto: Mechanits sp. (linda, não é?)
Uma fêmea colocando seus ovinhos… muito pequenos e frágeis!
Lagartas… Sempre pertinho uma das outras!
ncríveis jóias douradas… Espetacular!
A mágica da natureza, de dentro da jóia sai uma linda borboleta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário